Gateway de pagamento: você sabe o que é?

Você sabe o que é um gateway de pagamento? Confira nosso artigo e saiba mais das suas características e o que considerar na hora da escolha!

Vendas onlinejaneiro 13, 2021

Está procurando uma solução de processamento de pagamentos para sua loja virtual? Então sua solução pode ser um gateway de pagamento. Não pense que a sua única funcionalidade é conectar seu cliente à bandeira e ao banco. Muitos outros recursos podem ajudá-lo no seu negócio.

Neste artigo, vamos ajudar você a entender melhor o que é, para que serve, quais funções e como escolher o melhor gateway de pagamento para a sua estratégia digital!

O que é gateway de pagamento?

Um gateway de pagamento é uma interface contratada pelo empreendedor que será instalada em sua loja virtual para que seja possível receber pagamentos. Ele permite que o negócio se conecte a diversas adquirentes de forma integrada, reunindo o gerenciamento das transações em um só sistema.

O nome “gateway” é uma terminologia bem apropriada. Afinal, o recurso funciona como um “portão” que liga o usuário diretamente ao banco e à operadora do cartão de crédito.

Como funciona?

Ao analisar o funcionamento do gateway de pagamento, fica ainda mais fácil entender o seu conceito. A dinâmica funciona desta forma:

  • após escolher os produtos que deseja comprar, o cliente é redirecionado para a página de checkout, na qual a venda será finalizada;
  • o gateway fica integrado à página, de modo que tudo é feito ali mesmo dentro do site da loja virtual. O consumidor vai inserir suas informações pessoais, escolher o meio de pagamento e as condições e, por fim, finalizar a compra;
  • após o clique de confirmação da compra, o gateway gera o pedido que é enviado para a adquirente;
  • daí então, a adquirente retorna com a resposta, seja uma confirmação, seja uma notificação de erros;
  • quando a compra é confirmada, o cliente recebe uma mensagem na própria página e por e-mail. Os dados sobre preparação e envio do produto também podem ser informados.

Esse formato de pagamento é bastante comum. Mas existem outros meios de captura de pagamentos. Entenda melhor essas alternativas e suas diferenças.

Qual a diferença entre gateway e intermediador de pagamentos?

Embora sejam bastante similares, os intermediadores de pagamentos funcionam de forma diferente ao gateway de pagamento. É preciso entender as características de ambas as alternativas para determinar qual delas se encaixa às necessidades do seu negócio.

Um intermediador de pagamento é um subadquirente. Como o nome sugere, ele faz a intermediação entre as operadoras de cartão de crédito, a loja e os bancos. Assim, adiciona-se mais um agente nesse fluxo de pagamentos.

Já no gateway de pagamento, o contato é feito diretamente com a operadora, e o intermediador entra em cena para analisar as informações e então processar o pagamento.

Para que seja feito esse processamento, muitas vezes, o intermediador redireciona o cliente para sua plataforma, retirando o usuário da sua loja virtual.

Essa intermediação pode representar vantagens e desvantagens para o lojista. Por isso, a escolha vai depender de diversos fatores. Considere algumas das vantagens do gateway de pagamento que podem ser úteis no seu caso.

Quais as vantagens do gateway de pagamento?

A conexão direta com as operadoras de cartão de crédito pode trazer muitas vantagens ao negócio. Considere as principais delas!

Fácil integração

Os gateways de pagamento são muito versáteis e se integram a qualquer sistema. Assim, representam uma opção muito melhor do que conectar-se diretamente com cada banco ou operadora. Além disso, você tem a liberdade de criar seu processo de checkout e cobrança do jeito que quiser.

Em geral, você precisará apenas integrar uma única API de pagamento, ou seja, um código instalado na página que fará todo o trabalho.

Maior retenção de clientes

Diferentemente de muitos intermediadores de pagamentos, o gateway de pagamento permite que todo o processo de pagamento seja feito dentro das páginas do seu site. Sendo assim, ele não será redirecionado para outras plataformas, aumentando as chances de conversão.

Dashboard para gerenciamento de pagamentos

O gateway de pagamento é um serviço que normalmente fornece ferramentas gerenciais bastante completas para gerar relatórios financeiros das diferentes vendas em uma única plataforma.

Serviços adicionais bastante vantajosos

Muitos gateways de pagamento fornecem serviços estratégicos que podem ser decisivos na experiência do usuário e também nas chances de fechamento da venda, como pagamentos com dois cartões, configuração de cobrança recorrente e conciliação financeira.

Como fazer uma boa escolha?

Antes de contratar uma solução de gateway de pagamento, é preciso fazer algumas considerações importantes. Veja só!

Segurança

A segurança é um fator fundamental para disponibilizar pagamentos online em sua loja virtual. Tudo vai ocorrer em um ambiente digital, e você precisa conquistar a confiança do cliente. Afinal, caso haja qualquer vestígio de dúvidas, o usuário vai procurar outra loja.

Em alguns casos, as soluções antifraude não são inclusas no gateway de pagamento, de modo que o lojista precisa buscar a ferramenta mais adequada. No entanto, existem opções no mercado de gateway que incluem ferramentas de prevenção de fraude sem precisar fazer novas integrações.

Suporte

O gateway de pagamento vai ser um parceiro importante do seu negócio. Afinal, problemas com a solução de pagamentos podem impedir que sua loja virtual faça qualquer venda. Por isso, é fundamental contar com um fornecedor que dê um suporte de excelência.

Por outro lado, a negociação com operadoras e bancos fica por sua conta. Então, é melhor ter esse suporte.

Grau de satisfação

É sempre bom fazer uma pesquisa de mercado para saber se as lojas virtuais do seu segmento usam a ferramenta e estão satisfeitas com ela. Dessa forma, fica mais fácil perceber se é uma escolha relevante para o seu negócio.

Outro aspecto importante é a compatibilidade do sistema com a plataforma da sua loja virtual e com as metas do negócio. A satisfação virá não somente com a segurança e a consistência da solução, mas também da praticidade e dos custos envolvidos.

Escolher uma ferramenta de captura de pagamentos não é uma decisão fácil. Afinal, são muitas opções e modelos disponíveis no mercado. O gateway de pagamento é uma alternativa interessante para muitos negócios. Avalie todos os aspectos dessa decisão e saiba como escolher o melhor caminho para a sua loja virtual.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe nossos próximos artigos do blog e nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram.

Está gostando desse artigo?

Últimas de “Vendas online

VEJA TODAS
Ver postagem

E-commerce: você sabe como funciona?

Ver postagem

Marketplace: O que é e quais são as suas vantagens?