Prateleira infinita: o que é e como funciona?
Já ouviu falar em prateleira infinita? Esse recurso reduz problemas com indisponibilidade de produtos na loja física. Entenda o que é e como funciona!
Uma grande frustração do consumidor é quando o produto que ele deseja está indisponível na loja. Esse tipo de problema pode gerar perda de vendas e ainda impactar negativamente a imagem da loja. Para evitar essas ocorrências, existe uma solução chamada prateleira infinita, direcionada para e-commerces que também gerenciam uma loja física.
Essa estratégia está dentro de uma visão omnichannel, em que a integração entre os diferentes canais de venda da empresa permite uma experiência mais satisfatória para os clientes.
Você sabe como funciona a prateleira infinita? Já ouviu falar? Neste artigo, teremos a oportunidade de detalhar esse assunto. Continue a leitura do post e saiba como esse recurso pode alavancar suas vendas no e-commerce!
O que é prateleira infinita?
Prateleira infinita, também chamada de vitrine infinita, é uma ferramenta que permite ao negócio vender na loja física os produtos que também estão disponíveis no e-commerce. Isso ocorre graças à possibilidade de integrar os diferentes estoques. É uma ótima alternativa para evitar perder vendas.
Como funciona?
O funcionamento é bem simples. Se o cliente vai fazer uma compra no ponto de venda, mas o produto não está disponível no estoque, o atendente pode consultar a loja online e ajudar o consumidor a fazer a sua compra pelo e-commerce da loja. Ainda há a alternativa de o cliente receber o produto tanto na loja quanto em seu próprio endereço.
Essa solução abre diversas possibilidades. Por exemplo, a loja não necessita ter um espaço de armazenamento tão amplo, podendo manter um estoque com poucas peças em sua loja física para que o cliente possa experimentar os produtos. Então, caso haja interesse, o cliente pode ser ajudado a fazer a compra online dentro da própria loja física.
Para entender melhor esse funcionamento, considere uma situação prática. Um cliente entra na loja e deseja comprar um sapato. No entanto, não há disponibilidade do produto na loja física. Isso seria uma grande frustração para o cliente e poderia fazê-lo procurar um concorrente. No entanto, o atendente consegue consultar o estoque da loja online. Por meio de um totem ou tablet, ele apresenta o catálogo online e o ajuda a fazer a compra. A encomenda será entregue na casa do cliente.
Quais as vantagens?
A prateleira infinita gera muitos benefícios para a loja física, além de trazer vantagens também para os clientes. Entenda por quê!
Mais variedade de produtos
Com o estoque de loja física e e-commerce integrados, o varejista pode contar com uma diversidade maior de itens, e sem a necessidade de ocupar demais o espaço do estabelecimento. Mesmo que o produto não esteja disponível no momento, a venda ainda poderá ser feita por meio do estoque online, enviado o que chamamos de ruptura de estoque — indisponibilidade de produto na hora da venda.
Mais vendas
Quando o cliente não encontra o produto que deseja, a loja perde a venda, e a insatisfação gerada no cliente vai fazê-lo buscar concorrentes. Se o problema ocorre de forma recorrente, sua marca pode ter a imagem prejudicada no mercado, reduzindo as vendas de forma significativa.
Por outro lado, a prateleira infinita evita a indisponibilidade, sendo uma ferramenta que pode ampliar a diversidade de produtos oferecidos, o que consequentemente resulta em mais vendas.
Experiência de compra aprimorada
A prateleira infinita agrega ao negócio uma nova forma de fazer vendas. Os profissionais da loja adotam uma postura diferenciada. Com um modelo consultivo, eles auxiliam os clientes a realizarem as compras online para que encontrem os melhores produtos.
Essa estratégia é bem vantajosa, já que a empresa consegue estabelecer um relacionamento mais próximo com seus clientes. Estes, por sua vez, ficam mais satisfeitos com sua experiência de compra.
Omnichannel de verdade
Um dos grandes desafios das empresas atualmente é criar uma estratégia omnichannel que realmente funcione. Com a integração dos estoques por meio da prateleira infinita, o cliente pode fazer compra online e buscar o produto na loja física dentro de poucas horas; ou então comprar na loja física e solicitar a entrega em sua residência.
Muitos clientes gostam dessa experiência por desejar ver e tocar o produto antes de comprar. E a estratégia omnichannel dá essa possibilidade.
Como implementar a prateleira infinita na sua empresa?
Para que sua loja física tenha uma prateleira infinita, é importante que você conte com uma plataforma de e-commerce que forneça esse recurso. O sistema da loja online faz a integração com o sistema de gestão do estabelecimento físico para gerenciar o estoque de forma unificada.
Que cuidados é preciso tomar?
Em primeiro lugar, é importante selecionar um software eficiente, que não somente consiga integrar todos os estoques, mas também tenha recursos para registrar saídas e entradas, em que local de armazenamento está o item, entre outros aspectos relacionados à logística. A integração também deve ser feita com as outras operações do negócio, como o faturamento das vendas.
A prateleira infinita é um recurso muito vantajoso, mas tome cuidado para o processo não ficar muito burocrático. A ideia é você diversificar e ampliar seu mix de produtos. Então, mantenha um bom relacionamento e um controle eficiente das aquisições com fornecedores. Saiba também gerenciar seu catálogo de mercadorias.
Lembre-se também que a equipe de vendas terá agora uma nova postura no relacionamento com o cliente. Por isso, eles precisam ser treinados para que atuem com excelência. Precisam conhecer bem o catálogo físico e online, e entender como funcionam os recursos de estoques integrados.
Em alguns casos, o vendedor terá de lidar com a frustração do cliente de não levar o produto para casa na hora da compra. O profissional precisa ter bons argumentos para destacar as vantagens da compra online e de receber o produto em sua casa.
Por isso, aperfeiçoe seu sistema de frete para que seja sempre possível entregar o produto ao cliente em um prazo satisfatório e com baixo custo. E se a mercadoria for retirada na loja, que o tempo de espera seja curto.
O sucesso da estratégia de prateleira infinita está muito relacionado ao preparo dos profissionais no ponto de venda e também da plataforma de e-commerce utilizada. Por isso, invista tempo para treinamento e pesquisa a fim de selecionar sistemas eficientes e que se integrem perfeitamente ao seu software de gestão.
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