política de privacidade
Conheça nossa Política de privacidade.
Data da Última Atualização
política de privacidade
objetivo
A presente Política tem o objetivo de informar, de forma clara e completa, sobre eventual Tratamento dos Dados pessoais de clientes, colaboradores, terceiros, prestadores de serviço, fornecedores e parceiros (“Titulares”), que venham a ser compartilhados com a ADIQ em razão no âmbito da relação contratual. Por meio desta política serão estabelecidas as regras aplicáveis sobre a coleta, registro, armazenamento, uso, compartilhamento, e eliminação dos dados, de acordo com as boas práticas, regulamentações e legislação em vigor aplicáveis.
aplicação
Esta Política de Privacidade (“Política”) se aplica a todos os serviços prestados pela ADIQ INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO S/A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 20.520.298/0001-78, localizada na Alameda Vicente Pinzon, nº 51, 12º e 11º andares, Vila Olímpia, São Paulo, SP., CEP: 04547-130, (“ADIQ”), em razão da utilização pelo TITULAR dos Serviços prestados pela ADIQ.
referências
- Resolução CMN nº 4.595 de 28/08/2017 – Dispõe sobre a política de conformidade (Compliance) das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
- Código de Ética e Conduta da ADIQ.
- PO.SI.ADIQ.002 – Política de Segurança da Informação e Cibernética – Externa.
- ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013 Tecnologia da Informação – Técnicas de segurança – Sistemas de gestão da segurança da Informação – Requisitos.
- ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013 Tecnologia da Informação – Técnicas de segurança – Código de prática para controles de segurança da Informação.
glossário
Sem prejuízo de outras definições constantes nesta Política ou nos respectivos Contratos de prestação de serviços, as palavras e expressões utilizadas com primeira letra maiúscula, terão as seguintes definições:
“Cadastro”: registro interno realizado pela ADIQ de dados identificadores e demais informações necessárias para disponibilização dos Serviços ao TITULAR.
“Contrato de Serviços”: contrato que regula as regras, condições e limites dos Serviços prestados pela ADIQ ao TITULAR.
“Dados Anonimizados”: dado relativo ao TITULAR que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião do tratamento do dado.
“Dados de Uso Técnico”: informações que a ADIQ vier a tratar em razão da utilização de dispositivo celular, computador ou outro dispositivo que o TITULAR utilize para acessar a Plataforma e/ou demais Serviços prestados pela ADIQ. Os Dados de Uso Técnico mostram informações técnicas dos Serviços prestados pela ADIQ, incluindo o endereço IP (Protocolo da Internet), estatísticas sobre como as páginas são carregadas ou visualizadas, os sites que o TITULAR visitou e informações de navegação coletadas por meio de Cookies ou tecnologia semelhante.
“Dados Pessoais”: informações relacionadas ao TITULAR como uma pessoa física, incluindo representante de pessoa jurídica, identificada ou identificável. Podem incluir nome, autorretrato, endereço, número de telefone, e-mail, data de nascimento, nome completo da mãe, número ou cópia de documentos oficiais (por exemplo, RG, CNH, CPF, CNPJ, dentre outros).
“Informações do Dispositivo”: dados que podem ser coletados automaticamente de qualquer dispositivo utilizado para acessar a Plataforma. Essas informações podem incluir, mas não se limitam ao tipo de dispositivo, conexões de rede do dispositivo, nome do dispositivo, endereço IP do dispositivo, informações sobre o navegador do dispositivo, conexão de internet usada para acessar a Plataforma. Para dispositivos móveis as informações podem incluir, mas não se limitam IMEI, número de série, modelo do dispositivo, versão do sistema operacional, operadora.
“Legislação Aplicável”: toda a legislação em vigor, aplicável sobre segurança da informação, privacidade e proteção de dados, incluindo, mas não se limitando, a Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 12.965/2014 – Marco Civil da Internet, Lei nº 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor, Lei Complementar nº 166/2019 – Lei do Cadastro Positivo, Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação, Decreto nº 7.962/2013 – Decreto Comércio Eletrônico e outras leis e normas aplicáveis ao Sistema de Pagamentos.
“Localização Geográfica”: informações que identificam a localização do TITULAR mediante, por exemplo, coordenadas de latitude e longitude obtidas por GPS, Wi-Fi ou triangulação de localização celular. A Plataforma pode solicitar permissão para compartilhar a localização atual do TITULAR. Se o TITULAR não concordar com a coleta das informações de Localização Geográfica, os Serviços podem não funcionar adequadamente.
“Prestadores de Serviço”: eventuais prestadores de serviços, cujo sistema se encontra integrado com a ADIQ para possibilitar a execução dos Serviços.
“Serviços”: serviços prestados pela ADIQ ao TITULAR, de acordo com as condições previstas no Contrato de Serviços.
“Sistemas de Pagamentos”: sistema de pagamentos disponibilizado pela ADIQ para captura, processamento e liquidação de Transação de Pagamento.
“Transação de Pagamento”: operação em que o TITULAR realiza ou recebe pagamentos por meio dos instrumentos de pagamento disponíveis nos Serviços contratados.
“Tratamento”: toda operação realizada com os Dados Pessoais e/ou Dados Sensíveis do TITULAR, em razão da coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
“Titular”: pessoa jurídica ou pessoa física (incluindo representantes, mandatários ou prepostos autorizados para executar as Transações de Pagamentos) que fornece seus Dados Pessoais para tomar os Serviços prestados pela ADIQ.
responsabilidades
Esta Política visa demonstrar o compromisso da ADIQ em:
- Zelar pela privacidade e proteção dos dados pessoais dos Titulares, que sejam tratados pela ADIQ;
- Informar as diretrizes adotadas que asseguram o cumprimento, de forma abrangente, de boas práticas, regulamentos e leis relativas à proteção de dados pessoais;
- Promover a transparência sobre a forma pela qual a ADIQ trata dados pessoais;
- Informar medidas de proteção em relação ao risco de incidentes de segurança que envolvam dados pessoais.
diretrizes
Estão sujeitos à esta Política todo e qualquer tratamento de dados pessoais que seja realizado pela ADIQ.
tratamento de dados pessoais pela Adiq
O tratamento de dados pessoais pela ADIQ poderá ocorrer conforme seja necessário para a prestação de serviços e/ou desenvolvimento parcerias e/ou gestão de colaboradores.
No Tratamento de Dados Pessoais serão observadas, de acordo com a Legislação e bases legais aplicáveis, os princípios estritos da finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, qualidade dos dados, transparência, segurança, prevenção, não discriminação, responsabilização e prestação de contas, sendo que qualquer tratamento de dados pessoais será fundamentado pela adequada base legal.
O uso de aplicativos da ADIQ e/ou websites poderá acarretar a necessidade de a ADIQ coletar informações do dispositivo, e localização Geográfica do TITULAR, visando a segurança da disponibilização dos serviços da ADIQ. A ADIQ somente poderá disponibilizar os serviços com as coletas informadas; onde se aplica a necessidade de consentimento, o TITULAR será comunicado e poderá consentir para tomar os serviços; ou recusar tendo limitação de funcionalidade dos serviços prestados e/ou a impossibilidade de utilização dos serviços.
Os Dados Pessoais serão coletados no Brasil e poderão ser transferidos para outro país, caso eventual empresa responsável pela hospedagem se encontre sediada e/ou mantenha seus servidores no exterior. Neste caso, a ADIQ irá garantir que o país estrangeiro proporciona o grau de proteção de Dados Pessoais exigido nesta Política, em consonância com a Legislação Aplicável.
Os Dados Pessoais do TITULAR poderão ser utilizados pela ADIQ para elaboração de pesquisas e estatísticas voltadas a analisar eficiência dos Serviços, entre outros; desde que tais informações sejam convertidas em Dados Anonimizados, de forma a preservar a individualidade e identificação do TITULAR.
compartilhamento de dados pessoais com terceiros
O acesso de terceiros às informações coletadas pela ADIQ se dá exclusivamente para atendimento das finalidades informadas nesta Política e dentro do limite necessário ao desempenho das atividades relativas ao curso dos seus negócios, e poderá ser realizado, incluindo, mas não se limitando, com:
- Instituidoras de arranjos de pagamento e membros de tais arranjo;
- Redes de transferência eletrônica de fundos;
- Bancos de compensação e liquidação;
- Prestadoras de serviços que executam operações comerciais e/ou de processamento de informações para a ADIQ;
- Parceiros da Superintendência de Marketing;
- Auditores independentes;
- Agências de cobrança, serviços de proteção ao crédito e assemelhados;
- Órgãos reguladores competentes.
A ADIQ exige a todos os terceiros que mantenham a confidencialidade das informações e o cumprimento de todas as obrigações constantes na presente Política a eles compartilhadas ou que tenham acesso em virtude do exercício da sua atividade, bem como que utilizem tais informações exclusivamente para os fins expressamente permitidos.
comunicação
Poderá ser utilizado pela ADIQ meios variados de comunicação com o TITULAR para informar sobre os Serviços e/ou ofertas de produtos e/ou novos serviços, quais sejam, via e-mail, via WhatsApp, via Plataforma, dentre outros, todos os meios de comunicação guardarão uso com as regras de privacidade estipuladas nesta Política.
O TITULAR poderá optar por não receber newsletter, materiais promocionais e de marketing, mediante solicitação expressa à ADIQ por canais oficiais da empresa
A ADIQ poderá utilizar serviços de terceiros para realizar comunicações com Clientes em nome dela. Contudo, se o TITULAR receber tais comunicações que acredita não ter sido enviado pela ADIQ, deverá se abster de adotar qualquer ação e entrar em contato imediatamente pelos canais oficiais da ADIQ para confirmar a veracidade da comunicação
segurança das informações
Os Dados Pessoais serão armazenados enquanto o TITULAR mantiver/utilizar os Serviços da ADIQ como também após encerramento dos serviços, parceria, contrato de trabalho para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, de prestação de contas ou requisição por autoridades competentes
A ADIQ emprega padrões de segurança avançados com a finalidade de garantir a proteção dos Dados Pessoais mediante a adoção de práticas relativas à segurança da informação, como autenticação dos TITULARES, rígido controle de acesso, criptografia dos Dados Pessoais e dos demais Serviços quando aplicável, prevenção e detecção de intrusão e acessos não autorizados, prevenção de vazamento de informações, realização periódica de testes e varreduras para detecção de vulnerabilidades, proteção contra softwares maliciosos, mecanismos de rastreabilidade, controles de acesso e de segmentação da rede de computadores, manutenção de cópias de segurança dos Dados Pessoais, entre outros
A ADIQ empenhará medidas para que funcionários, terceiros ou parceiros que realizarem o tratamento de dados pessoais deverão se comprometer a manter o sigilo absoluto das informações acessadas, bem como adotar as melhores práticas para manuseio destas informações, conforme determinado nas políticas e normas internas
As obrigações da ADIQ em assegurar adequado tratamento aos Dados Pessoais do TITULAR não exclui a obrigação do TITULAR em realizar e manter a adequada guarda de seus dados.
A ADIQ não se responsabiliza por Dados Pessoais que o TITULAR compartilhar com terceiros, devendo o TITULAR tomar as medidas de segurança necessárias para proteger seus Dados Pessoais.
O TITULAR não deve utilizar aplicações não autorizadas para acesso aos Serviços prestados pela ADIQ, sendo que caso utilize, qualquer Dado Pessoal tratado pela aplicação de terceiros ou acessado por aplicação de terceiros será de exclusiva responsabilidade do TITULAR junto ao terceiro.
Em caso de suspeita ou confirmação de incidente no âmbito dos Serviços ou de perda de Dados Pessoais do TITULAR, a ADIQ envidará seus melhores esforços e tomará medidas imediatas para eliminar ou reduzir os riscos de danos ao TITULAR, e informará os TITULARES potencialmente afetados e às autoridades competentes de tal fato, os riscos envolvidos e as medidas necessárias para evitar tais danos.
direitos do titular
É permitido ao TITULAR, a qualquer tempo, nos limites da Legislação Aplicável, exercer os seguintes direitos sobre seus Dados Pessoais (“Direitos”):
- Direito de confirmação da existência de atividade de Tratamento;
- Direito de acesso, retificação, exclusão ou cancelamento dos Dados Pessoais;
- Direito de objeção, restrição ou oposição ao Tratamento de Dados Pessoais;
- Direito à revisão das decisões automatizadas tomadas com base no Tratamento dos Dados Pessoais;
- Direito à portabilidade dos Dados Pessoais;
- Direito de não fornecer o consentimento ou de retirá-lo, e de ser informado sobre as consequências relacionadas; e
- Direito de anonimização dos Dados Pessoais.
O TITULAR poderá, a qualquer tempo, exercer os Direitos assegurados nesta Política ou previstos na Legislação Aplicável, mediante solicitação expressa à ADIQ, por meio do canal de atendimento oficial disponibilizado pela ADIQ.
O requerimento deverá ser solicitado pelo titular de dados ou seu representante legal, na página: https://www.adiq.com.br/politica-de-privacidade/
Serão fornecidas confirmações da existência de Tratamento de Dados Pessoais, em formato simplificado, no prazo previsto na legislação. Para os demais requerimentos, a ADIQ poderá apresentar sua resposta no prazo de 30 (trinta) dias, o qual poderá ser estendido a depender da natureza e complexidade do requerimento.
sua privacidade
Quando você visita qualquer site, ele pode armazenar ou recuperar informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies (arquivos gravados em seu computador para obter informação de navegação dentro do website). Essas informações podem ser sobre você, suas preferências, seu dispositivo, ou serem usadas para fazer o site funcionar como você espera.
As informações geralmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência na Web mais personalizada. No entanto, você deve saber que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência no site e nos serviços que podemos oferecer.
cookies necessários
Estes cookies são aqueles necessários para o site funcionar e não podem ser desligados em nossos sistemas. Eles geralmente são definidos apenas em resposta às ações feitas por você, como por exemplo, definir suas preferências de privacidade, fazer login ou preencher formulários. Caso queira, pode configurar seu navegador para bloqueá-lo ou alertá-lo sobre esses cookies, mas algumas partes do site podem não funcionar de forma adequada.
cookies analíticos
Os cookies analíticos fornecem informações sobre como este site está sendo usado para que possamos melhorar a experiência do usuário. Os dados capturados são agregados e anonimizados.
Cookies:
- Privally global
- Google Analytics
- Hotjar
cookies de marketing
Os cookies de marketing fornecem informações sobre a interação do usuário com o conteúdo do nosso site, ajudando-nos a entender melhor a eficácia do nosso conteúdo de e-mail e website.
Cookies:
- Google AdSense
- Google/DoubleClick
- Youtube
- Hotjar
contato do encarregado e equipe de privacidade
No caso de dúvidas acerca dessa Política de Privacidade, você poderá entrar em contato com o nosso Encarregado de Proteção de Dados pelo e-mail dpo@adiq.com.br ou com nossa equipe de Privacidade de Dados ADIQ através do e-mail privacidadededados@adiq.com.br;
As disposições aqui firmadas estão em conformidade com as melhores práticas internacionais de proteção de dados pessoais e de privacidade.
A presente Política de Privacidade será regida e interpretada segundo a legislação brasileira.
histórico de revisões
Essa Política será revista periodicamente pela ADIQ para adequá-la à prestação de Serviços, mediante a exclusão, modificação e/ou inserção de novas cláusulas e condições.
As alterações deverão ser informadas ao TITULAR mediante publicação da versão atualizada desta Política disponível para consulta no link: https://www.adiq.com.br/politica-de-privacidade/.
Caso o TITULAR não concorde com as alterações, poderá solicitar o encerramento do Contrato de Serviços com a ADIQ, na forma prevista em tal instrumento.
A utilização dos Serviços pelo TITULAR será interpretada como concordância e aceitação da versão vigente da Política, incluindo as últimas alterações realizadas, que passarão a ser integralmente aplicáveis.
Versão Data de Revisão Histórico
1.0 2021 Elaboração inicial do documento
1.1 24/10/2022 Atualização
Elaborado por Raphael Mazolini Rolim de Moura (Gerente de TI da Adiq) e aprovado pela Diretoria Executiva e DPO da Adiq.