One-click buy: Como funciona a compra com um clique?
Já pensou em aumentar a agilidade e comodidade do cliente nas compras online? Saiba mais sobre o one-click buy e entenda as vantagens do recurso para o e-commerce.
Uma pesquisa da Salescycle revelou que mais de 80% dos clientes abandonam o carrinho sem finalizar a compra. E são diversos os motivos que geram esse problema, dentre ele a necessidade de digitar os dados do cartão para pagamento. O one-click buy, ou simplesmente compra com um clique em português, pode ser uma das soluções para esse desafio.
O one-click buy fornece muito mais praticidade e agilidade a lojistas e clientes, permitindo que compras sejam fechadas em apenas alguns segundos. Quer saber como funciona? Então, continue a leitura e descubra os detalhes desse recurso!
O que é one-click buy?
One-click buy é um recurso em que o cliente pode fechar a compra com apenas um clique, sem precisar digitar seus dados de pagamento e de entrega. Basta cadastrar essas informações na primeira compra, e as demais já estarão previamente gravadas. Assim, o cliente poderá finalizar novas aquisições futuras com apenas um clique no carrinho de compras.
Esse método de pagamento não é novo. Tudo começou com a Amazon que, em 1999, implementou o método “1-Click” em seu modelo de negócios na revenda de livros, enquanto o e-commerce nos Estados Unidos ainda estava dando seus primeiros passos.
Essa ideia era inovadora, e isso motivou a Amazon a patentear o modelo nos Estados Unidos. Tanto que grandes empresas, como a Apple, tiveram que pagar licença para incluir esse método em seus serviços.
A patente da Amazon por fim expirou em 2017. Mas nesse ínterim, a ferramenta de one-click buy permitiu que a empresa ampliasse os negócios de um modo bastante significativo, atingindo diversos segmentos em seu e-commerce, para muito além dos livros.
Quais são as vantagens da one-click buy?
São diversos os benefícios, tanto para clientes, quanto para lojistas, que o recurso one-click buy traz para o negócio. Ele acompanha o desejo do consumidor de contar com compras mais ágeis e uma experiência mais satisfatória. Confira as vantagens de adotar essa ferramenta.
Diferencial competitivo
A facilidade nas compras por meio do one-click buy pode ser um importante diferencial para destacar seu negócio das demais lojas online. O cliente deseja um checkout rápido e descomplicado, e investir em uma ferramenta que proporcione essa experiência pode fazer muita diferença no momento de escolher entre sua loja ou o concorrente.
Lembre-se que o one-click buy é um recurso que não é utilizado por todos os e-commerces. Por isso, investir nessa ferramenta agora pode fazer sua loja sair na frente e ganhar pontos no mercado.
Mais comodidade
Sem dúvida, a comodidade de fechar a compra em poucos passos é o principal benefício do one-click buy. O consumidor quer hoje mais do que apenas a facilidade de fazer compras sem sair de casa, ele deseja também uma jornada de compras facilitada.
Um dos grandes entraves no checkout é o momento de inserir dados pessoais e de cartão de crédito, essa tarefa manual está sujeita a erros que podem estressar o cliente e fazer com que ele desista da compra.
Mas com apenas um cadastro único, inserindo os dados de pagamento e endereço na primeira compra, tudo fica gravado, e bastará apenas um clique para fechar as próximas compras. E a compra não estará sujeita a falhas nas informações de pagamento, pois os dados já foram validados na primeira vez.
Aumento nas vendas
Do ponto de vista do lojista, o one-click buy também representa uma grande vantagem. Afinal, se o cliente fica satisfeito com sua jornada de compra, é mais provável que ele volte a fazer negócios no futuro.
Além disso, ele já tem seus dados de pagamento e de entrega cadastrados em sua plataforma, assim a compra fica muito mais rápida. Seguir para seu e-commerce acaba sendo um caminho natural.
O aumento de faturamento ocorre também porque as falhas no checkout são reduzidas. Então, as chances de ele desistir da compra são muito menores.
Fidelização de clientes
Pelos motivos que já citamos anteriormente, a facilidade da compra e o fato de os dados já estarem cadastrados motivam o cliente a voltar a fazer compras na sua loja. A experiência de compra se torna muito mais intuitiva.
Como implementar one-click buy no seu negócio?
Diante de tantas vantagens do one-click buy, talvez você se pergunte como implementar essa ferramenta em seu e-commerce. Para isso, o primeiro passo é escolher uma empresa especializada em meios de pagamentos que forneça essa solução com segurança.
O one-click buy é uma opção fornecida via API. A partir da implantação, no primeiro cadastro dos dados do cartão o cliente poderá optar por guardar os dados para próximas compras, a partir daí seus ficarão cadastrados. Então, ele pode optar por essa função quando desejar, determinando o método de pagamento de sua preferência, bem como o endereço de entrega.
Assim, no momento do checkout, bastará clicar na opção de compra com um clique, então, a plataforma usará os dados de pagamentos preferenciais previamente configurados para fechar o pedido.
Que cuidados são necessários?
Lembre-se que é importante tomar alguns cuidados com a segurança das informações do usuário. Afinal, dados sensíveis ficam armazenados. Em casos de invasão da conta do usuário, os fraudadores poderiam fazer compras com apenas um clique utilizando os dados do cartão dos clientes.
E não se trata apenas de fraudadores. Até mesmo um familiar, como uma criança, por exemplo, poderia ter acesso a um smartphone logado na conta do pai ou da mãe e clicar no botão de compra sem a necessidade de fazer qualquer autenticação ou inserção de dados sensíveis.
Isso significa que o one-click buy é perigoso ou ruim? Não. Significa apenas que a empresa precisa investir em soluções de segurança competentes. Isso inclui sistemas de antifraude integrados.
Esses sistemas de segurança são capazes de analisar centenas de variáveis em cada compra para determinar se a transação é autêntica ou se há motivos para solicitar mais informações. Assim, em casos de atividades suspeitas, as compras são bloqueadas.
O one-click buy fornece às empresas uma ferramenta bastante segura e competitiva para aprimorar a experiência de compra de seus clientes. É uma forma de fidelizar o público e garantir que o processo de checkout seja ágil e com o mínimo de chances de falhas.
Gostou de saber mais sobre mais esse recurso para otimizar os meios de pagamentos do seu e-commerce? Então, continue acompanhando o blog da Adiq e siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram.
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