perguntas frequentes
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tutoriais rápidos
principais perguntas
bandeiras aceitas pela Adiq?
O cliente Adiq pode transacionar com as seguintes bandeiras:
As transações podem ser parceladas em até 12 vezes na opção crédito.
como habilitar as bandeiras para a minha maquininha?
Você poderá habilitar as bandeiras entrando em contato com o nosso time de Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou email: atendimento@adiq.com.br. Um Adiquer estará à disposição para tirar suas dúvidas e fará todo o processo de habilitação.
tid (terminal id)
o que é tid (terminal id)?
Cada maquininha possui um número lógico diferente.
Ele é o código que identifica a maquininha onde são realizadas as transações.
Caso necessite de um novo TID, você poderá entrar em contato com o nosso time de Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou e-mail: atendimento@adiq.com.br. Um Adiquer estará à disposição para tirar suas dúvidas e fará todo o processo de criação de um novo TID.
mid (merchant id)
o que é mid (merchant id)?
O Merchant ID (MID) é o identificador único de cada estabelecimento na Adiq. Com essa composição de números é possível que você efetue transações, o número MID é composto por:
017 | 05558014 | 065 |
Código da Adiq | Código da filial | Código de departamento |
01705558014065 |
Exemplo acima fica da seguinte forma como MID completo.
nsu (número sequencial único)
o que é nsu (número sequencial único)?
É o número que identifica a transação. A NSU é importante para a conciliação/gestão financeira da sua empresa. Elas são encontradas nos comprovantes de vendas.
o que é código de autorização?
É o código composto por 6 dígitos gerado pelo banco emissor, esse código só é gerado quando há a aprovação da transação.
mcc (merchant category code – código de categoria de comerciante)
MCC é um código que informa a área de atuação de acordo com o CNAE da sua empresa. Através desse código definimos algumas regras e taxas de cobrança específicas.
mdr (merchant discount rate – taxa de desconto do comerciante)
MDR é a taxa cobrada pela adquirência sobre cada transação pelo uso de sua tecnologia. Ela pode ser diferente dependendo do número de parcelas e volume de vendas
antecipação Adiq
Como faço para solicitar a antecipação pela Adiq?
A Adiq realiza a antecipação de recebíveis capturados em nossa adquirência, mas também realiza de outras adquirentes.
Apenas transações de Crédito (à vista ou parcelado) Nacional podem ser antecipadas.
Como habilitar a antecipação?
Para ter acesso ao serviço de Antecipação de Recebíveis, o cliente precisará fornecer a documentação abaixo para análise e registro por parte da Adiq:
- Termo de Autorização BS2: preencher com dados da empresa, dados do usuário que terá o acesso ao Portal e assinar por representante legal da empresa.
- Contrato Social/ATA de assembleia/Procuração: documento que comprove que a pessoa que assinou o Termo, tem autonomia para representar a empresa.
- Documento de Identificação do representante legal: documento com foto e assinatura do representante legal.
Os documentos são enviados para a área de cadastro, que irá avaliar e validar a habilitação do cliente para antecipar seus recebíveis. Após isso será enviado um e-mail de primeiro acesso ao Portal Antecipa no endereço eletrônico informado no termo.
No momento do 1º acesso ao portal, o responsável do cliente precisará registrar CNPJ e e-mail, onde receberá, então, uma mensagem com link para definição da sua senha de acesso e conclusão do cadastro.
Para prosseguir com a habilitação da sua antecipação basta entrar em contato com o nosso Time Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou e-mail: atendimento@adiq.com.br. Um Adiquer estará à disposição para tirar suas dúvidas e fará todo o processo de habilitação.
Onde eu realizo a minha antecipação?
As antecipações são realizadas através do Portal Antecipa:
Temos dois tipos de antecipação:
pagamentos
como recebo os meus pagamentos?
Os pagamentos das suas transações serão realizados na sua conta corrente.
Débito: A liquidação será efetuada em um dia útil após a transação.
Crédito: A liquidação será efetuada da seguinte forma:
- À vista: 30 dias após a transação;
- Parcelas: os pagamentos serão realizados no vencimento das parcelas, ou seja, 30, 60, 90 até a última parcela.
Transação de débito | Transação de crédito | Liquidação da 2a parcela | Liquidação da 3a parcela |
Você ainda está com dúvidas? Entre em contato com o nosso time de Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou pelo e-mail atendimento@adiq.com.br. A nossa equipe estará à disposição para tirar suas dúvidas.
o que devo fazer quando a minha conta/domicílio bancário está inválido ou cancelado?
É muito importante entrar em contato com o nosso time de Relacionamento e Experiência através do e-mail atendimento@adiq.com.br. O nosso time estará à disposição para te auxiliar como proceder.
quais são os horários de pagamento?
Não antecipado
Horário que a CIP repassa os valores para as contas bancárias
Janela da manhã
08h50 – 11h
Janela da manhã
08h50 – 11h
Antecipado
As antecipações automáticas entram na janela da manhã
Janela da manhã
08h59
SLA para solicitação
10h30 – 11h
Horário de pagamento
Janela da manhã
12h59
SLA para solicitação
15h30 – 16
Horário de pagamento
cancelamento de transações
como cancelo as minhas transações?
Para cancelar suas transações é muito fácil.
Caso queira cancelar as transações no mesmo dia que ela foi feita, você poderá efetuar estorno através da própria maquininha.
Caso o cancelamento ocorra após a data da transação, é necessário entrar em contato com o time de Relacionamento e Experiência através do e-mail atendimento@adiq.com.br.
até quando eu posso cancelar as transações?
Os prazos para cancelamento das transações são:
- Cancelamento de Débito, pode ser feito até 90 dias depois das transações;
- Cancelamento de Crédito, pode ser feito até 180 dias depois das transações;
Importante! Todos os cancelamentos serão avaliados, de acordo com a agenda financeira do estabelecimento.
Você ainda está com dúvidas? Entre em contato com o nosso time de Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou pelo e-mail atendimento@adiq.com.br. A nossa equipe estará à disposição para tirar suas dúvidas.
chargeback
o que é chargeback?
O Chargeback é uma disputa da transação, solicitada pelo portador do cartão diretamente ao banco emissor, que será tratado pelo Adquirente.
O Chargeback é executado em vários ciclos, sendo que no último a Bandeira é responsável por fazer a arbitragem da transação, ou seja, decidirá quem vai arcar com o prejuízo da transação.
como funciona o chargeback?
A Adiq dá um prazo de 5 dias úteis para o Estabelecimento enviar a documentação que comprove a veracidade da transação;
Pode não ser um Chargeback financeiro, quando o Portador do cartão não se recorda da transação, neste caso o estabelecimento envia a documentação para simples conferência.
Você ainda está com dúvidas? Entre em contato com o nosso time de Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou pelo e-mail atendimento@adiq.com.br. A nossa equipe estará à disposição para tirar suas dúvidas.
dirf
o que é dirf?
A DIRF demonstra os valores de comissão (MDR) que retemos do estabelecimento em cada mês (referente ao ano anterior), e também o valor do imposto sobre essa quantia que foi retida (não incluindo o aluguel).
É por meio da DIRF que os estabelecimentos comerciais prestam à Receita Federal informações relativas a beneficiários, valores de pagamentos, créditos e retenções do Imposto de Renda na Fonte (IRF).
como recebo a minha dirf da Adiq?
Esse documento será enviado para o e-mail que está inserido em seu cadastro aqui na Adiq. Caso a Adiq não possua o seu e-mail, o envio será realizado via Correios em seu endereço cadastrado no momento do credenciamento.
em quais casos a dirf não é emitida?
A DIRF não é emitida para pessoas físicas e sobre os descontos aplicados referente a antecipação.
mensagem de erros no terminal
Segue abaixo exemplos de códigos de erros que podem ser apresentados na maquininha:
quero fazer uma alteração de dado cadastral, o que eu faço?
Para realizar a alteração do nome fantasia, dados bancários, e-mail cadastrado, endereço, telefone, etc, basta entrar em contato em nossa central de atendimento: (11) 4000-1442 ou atendimento@adiq.com.br.