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perguntas frequentes

Navegue pelos temas e tire suas principais dúvidas sobre nossos produtos.

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Link de pagamento: venda pelas redes sociais

Entenda o fluxo das transações com cartão em compras na internet

Segurança da informação: saiba como proteger seus dados em transações eletrônicas

Você sabe para que servem as informações no seu cartão de crédito?

API: o que é e como ajuda na hora de receber seus pagamentos?

O que acontece quando você faz uma compra com cartão?

principais perguntas

bandeiras aceitas pela Adiq?

O cliente Adiq pode transacionar com as seguintes bandeiras:

 

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As transações podem ser parceladas em até 12 vezes na opção crédito.

como habilitar as bandeiras para a minha maquininha?

Você poderá habilitar as bandeiras entrando em contato com o nosso time de Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou email: atendimento@adiq.com.br. Um Adiquer estará à disposição para tirar suas dúvidas e fará todo o processo de habilitação.

tid (terminal id)

o que é tid (terminal id)?

Cada maquininha possui um número lógico diferente.

Ele é o código que identifica a maquininha onde são realizadas as transações.

Caso necessite de um novo TID, você poderá entrar em contato com o nosso time de Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou e-mail: atendimento@adiq.com.br. Um Adiquer estará à disposição para tirar suas dúvidas e fará todo o processo de criação de um novo TID.

mid (merchant id)

o que é mid (merchant id)?

O Merchant ID (MID) é o identificador único de cada estabelecimento na Adiq. Com essa composição de números é possível que você efetue transações, o número MID é composto por:

01705558014065
Código da AdiqCódigo da filialCódigo de departamento
   
01705558014065  

Exemplo acima fica da seguinte forma como MID completo.

nsu (número sequencial único)

o que é nsu (número sequencial único)?

É o número que identifica a transação. A NSU é importante para a conciliação/gestão financeira da sua empresa. Elas são encontradas nos comprovantes de vendas.

o que é código de autorização?

É o código composto por 6 dígitos gerado pelo banco emissor, esse código só é gerado quando há a aprovação da transação.

mcc (merchant category code – código de categoria de comerciante)

MCC é um código que informa a área de atuação de acordo com o CNAE da sua empresa. Através desse código definimos algumas regras e taxas de cobrança específicas.

mdr (merchant discount rate – taxa de desconto do comerciante)

MDR é a taxa cobrada pela adquirência sobre cada transação pelo uso de sua tecnologia. Ela pode ser diferente dependendo do número de parcelas e volume de vendas

antecipação Adiq

Como faço para solicitar a antecipação pela Adiq?


A Adiq realiza a antecipação de recebíveis capturados em nossa adquirência, mas também realiza de outras adquirentes.

Apenas transações de Crédito (à vista ou parcelado) Nacional podem ser antecipadas.

Como habilitar a antecipação?

Para ter acesso ao serviço de Antecipação de Recebíveis, o cliente precisará fornecer a documentação abaixo para análise e registro por parte da Adiq:

  • Termo de Autorização BS2: preencher com dados da empresa, dados do usuário que terá o acesso ao Portal e assinar por representante legal da empresa.
  • Contrato Social/ATA de assembleia/Procuração: documento que comprove que a pessoa que assinou o Termo, tem autonomia para representar a empresa.
  • Documento de Identificação do representante legal: documento com foto e assinatura do representante legal.

 

Os documentos são enviados para a área de cadastro, que irá avaliar e validar a habilitação do cliente para antecipar seus recebíveis. Após isso será enviado um e-mail de primeiro acesso ao Portal Antecipa no endereço eletrônico informado no termo.

No momento do 1º acesso ao portal, o responsável do cliente precisará registrar CNPJ e e-mail, onde receberá, então, uma mensagem com link para definição da sua senha de acesso e conclusão do cadastro.

Para prosseguir com a habilitação da sua antecipação basta entrar em contato com o nosso Time Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou e-mail: atendimento@adiq.com.br. Um Adiquer estará à disposição para tirar suas dúvidas e fará todo o processo de habilitação.

Onde eu realizo a minha antecipação?

As antecipações são realizadas através do Portal Antecipa:

https://antecipa.adiq.io/
 

Temos dois tipos de antecipação:

pagamentos

como recebo os meus pagamentos?

Os pagamentos das suas transações serão realizados na sua conta corrente.

Débito: A liquidação será efetuada em um dia útil após a transação.

Crédito: A liquidação será efetuada da seguinte forma:

  • À vista: 30 dias após a transação;
  • Parcelas: os pagamentos serão realizados no vencimento das parcelas, ou seja, 30, 60, 90 até a última parcela.
    

Transação de débito

Transação de crédito

Liquidação da 2a parcela

Liquidação da 3a parcela

 
D+30
D+30
D+60
D+90

 

Você ainda está com dúvidas? Entre em contato com o nosso time de Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou pelo e-mail atendimento@adiq.com.br. A nossa equipe estará à disposição para tirar suas dúvidas.

o que devo fazer quando a minha conta/domicílio bancário está inválido ou cancelado?

É muito importante entrar em contato com o nosso time de Relacionamento e Experiência através do e-mail atendimento@adiq.com.br. O nosso time estará à disposição para te auxiliar como proceder.

quais são os horários de pagamento?

Não antecipado

Horário que a CIP repassa os valores para as contas bancárias

Janela da manhã

08h50 – 11h

Janela da manhã

08h50 – 11h

Antecipado

As antecipações automáticas entram na janela da manhã

Janela da manhã

08h59

SLA para solicitação

10h30 – 11h

Horário de pagamento

Janela da manhã

12h59

SLA para solicitação

15h30 – 16

Horário de pagamento

cancelamento de transações

como cancelo as minhas transações?

Para cancelar suas transações é muito fácil.

Caso queira cancelar as transações no mesmo dia que ela foi feita, você poderá efetuar estorno através da própria maquininha.

Caso o cancelamento ocorra após a data da transação, é necessário entrar em contato com o time de Relacionamento e Experiência através do e-mail atendimento@adiq.com.br.

até quando eu posso cancelar as transações?

Os prazos para cancelamento das transações são:

  • Cancelamento de Débito, pode ser feito até 90 dias depois das transações;
  • Cancelamento de Crédito, pode ser feito até 180 dias depois das transações;

Importante! Todos os cancelamentos serão avaliados, de acordo com a agenda financeira do estabelecimento.

Você ainda está com dúvidas? Entre em contato com o nosso time de Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou pelo e-mail atendimento@adiq.com.br. A nossa equipe estará à disposição para tirar suas dúvidas.

chargeback

o que é chargeback?

O Chargeback é uma disputa da transação, solicitada pelo portador do cartão diretamente ao banco emissor, que será tratado pelo Adquirente.

O Chargeback é executado em vários ciclos, sendo que no último a Bandeira é responsável por fazer a arbitragem da transação, ou seja, decidirá quem vai arcar com o prejuízo da transação.

como funciona o chargeback?

A Adiq dá um prazo de 5 dias úteis para o Estabelecimento enviar a documentação que comprove a veracidade da transação;

Pode não ser um Chargeback financeiro, quando o Portador do cartão não se recorda da transação, neste caso o estabelecimento envia a documentação para simples conferência.

Você ainda está com dúvidas? Entre em contato com o nosso time de Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou pelo e-mail atendimento@adiq.com.br. A nossa equipe estará à disposição para tirar suas dúvidas.

dirf

o que é dirf?

A DIRF demonstra os valores de comissão (MDR) que retemos do estabelecimento em cada mês (referente ao ano anterior), e também o valor do imposto sobre essa quantia que foi retida (não incluindo o aluguel).

É por meio da DIRF que os estabelecimentos comerciais prestam à Receita Federal informações relativas a beneficiários, valores de pagamentos, créditos e retenções do Imposto de Renda na Fonte (IRF).

como recebo a minha dirf da Adiq?

Esse documento será enviado para o e-mail que está inserido em seu cadastro aqui na Adiq. Caso a Adiq não possua o seu e-mail, o envio será realizado via Correios em seu endereço cadastrado no momento do credenciamento.

em quais casos a dirf não é emitida?

A DIRF não é emitida para pessoas físicas e sobre os descontos aplicados referente a antecipação.

mensagem de erros no terminal

Segue abaixo exemplos de códigos de erros que podem ser apresentados na maquininha:

quero fazer uma alteração de dado cadastral, o que eu faço?

Para realizar a alteração do nome fantasia, dados bancários, e-mail cadastrado, endereço, telefone, etc, basta entrar em contato em nossa central de atendimento: (11) 4000-1442 ou atendimento@adiq.com.br.